Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

pra mim o rage tem sim futuro promissor, melhor que o FiveM.. Não vejo limitação alguma no mod, pelo contrário ele te da uma liberdade sem igual para desenvolver, principalmente agora que o lançamento da versão nova está próximo, vai ficar muito melhor.

Concordo tbm que a comunidade PT/BR deveria participar mais do fórum

quanto a linguagem, eu gosto de usar o C# no server-side e js no client-side.

Edited by Chainksain
  • Like 1
Posted
3 hours ago, Chainksain said:

pra mim o rage tem sim futuro promissor, melhor que o FiveM.. Não vejo limitação alguma no mod, pelo contrário ele te da uma liberdade sem igual para desenvolver, principalmente agora que o lançamento da versão nova está próximo, vai ficar muito melhor.

Concordo tbm que a comunidade PT/BR deveria participar mais do fórum

quanto a linguagem, eu gosto de usar o C# no server-side e js no client-side.

Valeu mano, mas qual a diferença entre server-side e client-side?

Posted (edited)

o client-side eh baixado pelo jogador na hora q ele entra no server, geralmente são GUI, como janelas de navegação e coisas parecidas, o server-side eh o que roda no servidor propriamente dito, como a conexão entre o servidor e um banco de dados onde as informações do player são armazenadas por exemplo. Existe uma relação entre o client e o server durante a comunicação, quando o player entra no servidor, ele envia um pacote pro client, o client recebe o pacote com as instruções do que deve ser feito, por exemplo: abrir a tela de login. Mas a tela de login é uma janela que o client baixou antes de se conectar com o servidor, então ele executa o script e abre a janela, ai o player entra com seus dados e aprta em logar e nessa hora o client se comunica com o server enviando um pacote com a resposta do jogador, que ai então é tratada no server, em nosso exemplo o server pegaria a senha e checaria o banco de dados e tal.

para mais informações você pode explorar o CEF: 

CEF significa Chromium Embeeded Framework, eh tipo um browser dentro do jogo, que roda paginas da web, com ele dá pra criar janelas, como a de um sistema de login por exemplo.

existem muitas outras utilidades para o client-side além disto, um outro exemplo seria um menu para spawnar veiculos... com o tempo e a necessidade vc descobre outras utilidades xD

Edited by Chainksain
  • Like 1